sexta-feira, 11 de julho de 2014

DARPA obtém sucesso no teste de um projétil auto-guiado


  A agência de pesquisas militares dos Estados Unidos DARPA afirma que está fazendo progresso em sua ambição de produzir projéteis auto-guiados, após realizar um teste no qual um atirador de elite foi capaz de atirar em um alvo, em um ângulo totalmente errado, e ainda assim acerta-lo perfeitamente.

  "O programa Extreme Accuracy Tasked Ordnance (EXACTO) conduziu recentemente, com sucesso, o teste que demonstra a mudança de trajetória de uma bala de calibre .50 durante o voo ," explica a organização, que postou o experimento no youtube.

  "As munições especialmente projetadas e o sistema de orientação óptica em tempo-real ajudam a localizar e direcionar as balas ao alvo, compensando pelo clima, vento, movimento do alvo e outros fatores que poderiam dificultar um tiro certeiro."





  Atualmente, espera-se que franco-atiradores do exército dos EUA acertem um alvo a 600 metros, 9 em cada 10 vezes. Mas depois de um certo ponto, cerca de 1 quilômetro de distância, a precisão cai acentuadamente, mesmo em condições perfeitas.
  A tecnologia atual não permite que franco-atiradores calculem com facilidade o impacto da umidade e ventos cruzados sobre a trajetória da bala, o que significa que mesmo os melhores muitas vezes precisam atirar várias vezes antes mesmo de chegar perto de acertar o alvo, acabando com o fator surpresa e colocando-os em risco. A EXACTO promete um alcance de 2.000 metros, além de uma indiferença virtual para as condições.

Modelo da bala auto-guiada usada nos testes. (Foto: DARPA)

Crédito rt.com/usa/172148-darpa-exacto-guided-bullet/


Inscreva seu e-mail aqui e fique por dentro das atualizações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário